sexta-feira, 14 de agosto de 2020

A GRANDE SABOTAGEM DA HISTORIA DA ARTE BRASILEIRA E A DESTRUIÇÃO DO ENSINO DE BELAS ARTES

       

O FECHAMENTO DA ESCOLA DE BELAS ARTES DE PERNAMBUCO LEVOU AO FIM DAS GRANDE ESCOLAS DE BELAS ARTES DO BRASIL


          Não foi fácil para mim conseguir descobrir o que houve com o ensino da arte no Brasil, só tendo uma vida dedicada ao ensino das Belas Artes por 45 anos é que foi possivel chegar a uma resposta. Desde 1977 havia uma trama dentro da Universidade Federal de Pernambuco  para se tirar o ensino da Arte das Escolas de Belas Artes do Brasil e o fechamento da Escola de Belas Artes de Pernambuco serviu de impulso para o fim das grandes escolas de Belas Artes existentes no Brasil. O maquiávelico Paulo Freire foi o ponto de apoio para que isso acontecesse, existiam muitos seguidores deste comunista e as universidades eram todas repletas destes ativistas. Eu conheci varios e sei muito bem onde eram as suas tocas, todos repletos de ideologias marxistas e gramscistas, para mim era muito contratidorio haver um regime militar que foi criado para acabar com o comunismo e a ação deles dentro da educação continuava de a todo vapor.  

            Eu, por muito tempo fui confundido por varios deles, que proclamavam informações falsas sobre o que se passava,  reagiam a todo custo contra o governo militar e noticiavam que o governo foi quem acabou com as escolas de Belas Artes do Brasil por causa da reforma de educação. A reforma da educação não era o problema do Brasil na época, a questão era que os comunistas queriam a área de ciencias humanas para montar as ações marxistas e gramscianas de destruição social. Ninguem sabia o que havia dentro das salas de aulas, quando varios professores comunistas de reuniam, o governo militar não sabia de forma alguma que o Ministerio de Educação era uma base das ações sociais no Brasil. Muitos diziam que os militares eram de total confiança para se manter o Brasil longe dos comunistas, mas foi uma total incompetencia do proprio governo militar, em não prestar atenção ao trabalho oculto que vinha sendo realizando dentro do Ministerio de Educação e das Universidades.

                  Como professor de uma dessas Universidades, nem sempre era possivel detectar o sistema maquiavélico em andamento, como no meu caso, que era uma área essencialmente pratica, não seguia nenhum mandato do MEC para o meu trabalho a não ser as normas administrativas. Sendo assim, poderiamos ver apenas o efeitos desastrosos e muito pouco das suas causas. Havia muita perseguição, se voce não fosse pela sequencia deles, pois, quando eram feitas as reformas curriculares sempre se notava uma reação total ao seu ponto de vista. E sendo de artes, era sempre comum discussões apimentadas quando voce se contrapunha ao programa de disciplinas sequenciados por eles, As disciplinas ideologicas eram sempre mais importantes, iam jogando os professores práticos e laboratoristas de lado. Era de costume entregarem para os alunos uma fotocopia de textos que eles achavam que ajudavam aos alunos a se engajarem nas suas ideologias, mesmo quando a disciplina tinha mais pratica. esse processo já era um sinal que eu vinha notando ha muito tempo. Pois eu mantinha a exigencia de leitura de livros, e nunca useu fotocopias alengando que não existiam livros sobre tal assunto. Participei de reuniões onde se discutia a questão dos textos e eu fui contra, porque isolava o aluno do seu estudo a partir do momento em que o aluno ia para casa.


Esse grupo que saiu de Pernambuco, atuando na Universidade Federal foi quem  destruiu o ensino de Belas Artes do Brasil, trocando por metodologias sem proveito para a formação artistica.



        Então tudo isso foi muito importante para uma observação mais profunda deste fato, dentro da educação, que vinha apodrecendo dia após dia a formação profissional em artes plásticas. Em 1978 já era de grande visibilidade uma “norma de recusa” ao ensino acadêmico de artes, não era possível se promover um estudo sobre o fato porque a abrangência comunista já era muito grande nas faculdades de artes e todos já estavam seguindo os ditames ideológicos do MEC. O cabeça diabólico das ações era o Paulo Freire e seus seguidores, camuflados e mascarados de ótimos intelectuais, estavam sempre agindo, pois depois que suas ações culminaram com o fim do ensino das Belas Artes no Brasil o resto seria muito mais fácil para eles. Pois o governo militar estava sendo enganado sempre e o povo achando que estava tudo perfeito.

         Confirmo com plena certeza que existia um bom percentual de professores que não atinavam para toda essa trama degenerativa do ensino, havia uma demência que era fruto da ideia que nos passavam os comunistas de que, não havia o que reclamar pois as normas, vinham do MEC e o MEC pertencia ao governo. Só que: muitos não tinham nem a ideia de que a ditadura da época nas universidades não era do governo militar mas do comando comunista que havia no MEC. Tocar neste assunto era de tremenda ofensa, pois os ditadores do MEC eram intocáveis. O Paulo Freire e outros seguidores que eram de procedência de Pernambuco já estavam bastante habilitados a destruir o ensino acadêmico de artes. Tudo era planejado há anos e a cobaia de teste, foi a destruição da Escola de Belas Artes de Pernambuco. Não adianta refazer o processo histórico e quando ele é comprovado nada se pode mudar. Os paulofreiristas eram tão doentes pela ação educativa e eram tão reafirmados, que parecia uma farsa, aos olho de algum estranho.

         Desta forma, o processo destrutivo da educação artística, tem a ver comprovadamente com o domínio da área de Ciências Humanas pelos comunistas, pois o que eles queriam, era passar a informação invertida de que: as artes estavam sendo destruídas pela ditadura militar, mas não foi assim, as artes no Brasil foi destruída pela ditadura comunista do MEC e suas raízes dentro das Universidades públicas e privadas do Brasil.



Todos que aquí vemos fazem parte da organização comunista que acabou com a Escola de Belas Artes de Pernambuco 


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